Torcidas de clubes rivais se unem em ato antifascista e em defesa da democracia

    Cinco pessoas foram detidas durante manifestação de torcedores dos principais clubes paulistas na avenida Paulista, na tarde deste domingo (31/5)

    Uma manifestação convocada por torcidas antifascistas terminou em repressão da Polícia Militar na tarde deste domingo (31/5), na avenida Paulista, região central de São Paulo. Os membros de torcidas organizadas dos principais clubes paulistas, além de diversos apoiadores e manifestantes contra as políticas do governo federal, saíram nas ruas pela democracia. No início do protesto, houve desentendimento com grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e, em seguida, bombas por parte da PM.  

    “O Brasil tem passado por uma escalada autoritária. A gente vê manifestações que exaltam a tortura, o estupro, os desaparecimentos da ditadura militar, além de agredirem profissionais da saúde, jornalistas, e isso nos revolta. A gente vê nossos lutos, a morte de mais de 30 mil brasileiros sendo ridicularizada”, disse o estudante corintiano Danilo Pássaro, 27 anos, do Movimento Somos Democracia, um dos organizadores do ato, para explicar o motivo da manifestação.

    Centenas de manifestantes ocupara avenida Paulista | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira

    Já a militante Fernanda Hernandes, do movimento Revolução Brasileira, acredita que “todos os dias o sistema democrático de direito e os movimentos sociais estão sendo atacados, e o povo tem o direito de ir às ruas para tomar decisões”.  

    Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, 200 policiais militares de batalhões territoriais e especializados, como Baep (Batalhão de Ações Especiais), Choque e de Trânsito, foram deslocados para acompanhar a manifestação. 

    Manifestante antifascista diante de apoiadores do Bolsonaro | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira

    O ato antifascista começou por volta das 12h, no vão livre do Masp, e registrou presença de torcedores do Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras. Cerca de duas horas depois, os torcedores encontraram com bolsonaristas que também se manifestavam na avenida Paulista em apoio ao presidente. Houve desentendimento entre os grupos e a PM usou bombas.  

    Uma das bombas usadas pela Polícia Militar logo no início dos protestos acertou a perna do fotojornalista Fernando Bizerra, da Agência EFE, provocando um ferimento. Além do fotógrafo, o palmeirense Gabriel Santoro, que participou da manifestação, foi atingido com tiro de bala de borracha no peito e sofreu ferimentos no cotovelo e na canela.

    Repórter foi atingido por bomba da PM | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira

    Depois da ação da Polícia Militar, a via se transformou em um campo de guerra na parte do grupo das torcidas antifascistas. De um lado, a PM avançava sentido rua da Consolação, jogando bombas, e no lado oposto, os torcedores queimavam objetos e faziam barricadas.  

    “Eles estão achando que são donos das ruas, mas, na verdade, a gente sabe que são uma minoria. Eles têm a força das armas, mas nós temos a força do povo. E o povo está aprendendo, da pior forma, mas está aprendendo durante a pandemia que tem o poder de parar a economia, parar a produção e parar o Brasil”, afirmou Pássaro.  

    Manifestantes com máscara durante ato na Paulista | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira

    Durante a manifestação das torcidas antifascistas, foi possível notar que boa parte dos presentes estavam usando máscaras de proteção contra o coronavírus, apesar de não ter respeitado as medidas de distanciamento.  

    Segundo Pássaro, os manifestantes sabiam da “importância do distanciamento social e seguir todas recomendações das autoridades de saúde, evitar aglomerações, mas infelizmente precisa assumir esse risco porque o momento requer essa responsabilidade histórica”. 

    PM reprimiu manifestação com bombas | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira

    Ao todo, foram mais de duas horas de conflito. De um lado, bombas de gás lacrimogêneo, bombas e balas de borracha. Do outro, pedras, garrafas e barricadas. 

    “Uma ditadura não nasce da noite para o dia. É um processo de ações, discursos e até de não-ações. Nesse momento, o que se tem no Brasil é uma guerra de narrativas, e a gente está disposto a travar essa guerra nas ruas, em defesa da democracia”, disse Pássaro.  

    Manifestante ficou sentado enquanto PM jogava bombas | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira

    O ato favorável ao presidente Bolsonaro estava com menos pessoas, portando bandeiras da Ucrânia e de grupos neonazistas europeus. 

    Uma manifestante bolsonarista estava com um taco de beisebol escrito “Rivotril” e foi questionada por manifestantes antifascistas. A PM escoltou a mulher, enquanto algumas pessoas questionavam se a polícia estaria agindo de maneira tão pacífica se o objeto estivesse nas mãos de alguém do “outro lado”.

    No Twitter, o governador de São Paulo, João Doria, disse que os policiais militares que jogaram bombas contra manifestantes antifascistas agiram “para manter a integridade física dos manifestantes” dos dois grupos que realizaram ato na via.

    Avenida Paulista virou campo de guerra; sigla pichada quer dizer “all cops are bastards” (todos os policiais são bastardos) e é usada por torcedores antifascistas na Europa| Foto: Pedro Ribeiro Nogueira

    Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que enquanto os policiais acompanhavam as manifestações, “houve briga generalizada e a PM atuou para impedir o conflito entre os grupos antagonistas”. 

    Ainda de acordo com as informações oficiais, cinco pessoas foram detidas e conduzidas ao 78º DP (Jardins). Além disso, um homem de 43 anos teria sido agredido pelos investigados e levado até a Santa Casa. 

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas