As três áreas na Grande São Paulo, de acordo com Guilherme Boulos, líder do MTST, foram ocupadas por cerca de 900 famílias
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou três ocupações, entre a noite desta sexta-feira (4/11) e a manhã de hoje (5/11), no bairro do Capão Redondo (zona sul), na zona leste e na cidade de Embu das Artes (Grande São Paulo).
No Capão Redondo e em Embu das Artes, policiais militares e guardas civis metropolitanos chegaram a acompanhar a finalização do levantamento das barracas, mas não impediram as ocupações. Os integrantes das forças de segurança apenas notificaram os líderes do MTST sobre possíveis medidas judiciais que poderão ser tomadas pelos responsáveis pelas áreas ocupadas e se retiram.
Em nota oficial publicada na rede social Facebook, o MTST informou:
“As ocupações são resultado da falta de alternativa de moradia, especialmente para famílias que pagam aluguel, por conta do aumento do desemprego e da paralisação do programa ‘Minha Casa Minha Vida’. Paralisar programas habitacionais e não dialogar com os movimentos só agravará a crise urbana e os conflitos sociais.”
Veja imagens das ocupações feitas pelo fotógrafo Daniel Arroyo, da Ponte Jornalismo: