Vídeo: seguranças da ViaQuatro agridem adolescentes em evento na estação Butantã do metrô

    Tropa de choque da concessionária usou cassetetes, PM foi chamada e nove pessoas acabaram detidas. Marca de roupas Survival, conhecida por vestir artistas de trap, oferecia toucas grátis — em promoção não autorizada

    Seguranças da ViaQuatro, empresa do Grupo CCR que opera a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, agrediram participantes de um evento realizado por uma marca de roupas na estação Butantã, zona sul da capital paulista, no sábado (1/2). A maior parte do público presente era de adolescentes.

    O evento foi organizado pela Survival, marca brasileira conhecida por vestir artistas de trap, sem autorização da ViaQuatro. A marca havia anunciado pelas redes sociais que faria, na ocasião, a distribuição gratuita de toucas. O episódio terminou em tumulto, conforme mostram vídeos e relatos que circulam nas redes sociais, em especial no TikTok.

    Uma tropa de choque da própria ViaQuatro dispersou os adolescentes. Houve correria. Os agentes fizeram uso de cassetetes durante a ação. Em um dos vídeos, é possível ver um jovem sendo arrastado pelo chão da estação por um dos seguranças.

    Adolescentes levados ao 14º DP

    A Polícia Militar foi chamada à estação, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou à Ponte, em nota. Nove pessoas, sendo sete delas adolescentes, foram conduzidas ao 14º Distrito Policial da Polícia Civil, em Pinheiros, também na zona sul da capital. A pasta não esclareceu qual foi a suspeita imputada a elas para que fossem levadas à delegacia. Todas acabaram liberadas após o fato ser registrado como não criminal — ou seja, não houve crime algum.

    “Agentes de segurança do local tentaram controlar o fluxo e organizar uma fila, no entanto, grande parte dos adolescentes correram e pularam as catracas, sendo que alguns não realizaram o devido pagamento para acessar o transporte”, escreveu a SSP, segundo a qual não houve feridos ou danos à estação.

    Também em nota à Ponte, a concessionária ViaQuatro disse que o grupo de adolescentes “invadiu as catracas” e que, por isso, a equipe de segurança atuou para dispersá-los.

    A reportagem questionou a concessionária sobre quais normativas disciplinam o uso da força por sua equipe de segurança e se possui uma corregedoria para investigar eventuais abusos dos agentes — e se houve afastamento de algum colaborador em razão do episódio. Não houve resposta sobre esses pontos.

    Tropa de choque da ViaQuatro agrediu adolescentes convocados ao local pela Survival | Fotos: Reprodução

    Furtos e pisoteamento

    Na mesma ocasião em que houve o tumulto no Butantã, a Survival convocou, também sem autorização prévia, eventos semelhantes em outras quatro estações do metrô: Tatuapé, Sé, Tucuruvi e Santo Amaro.

    As três primeiras delas são operadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), sob controle do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto a última integra a Linha 5-Lilás — também gerida pelo Grupo CCR, mas por meio da empresa ViaMobilidade.

    Houve tumulto — em menores proporções que as do terminal Butantã — ao menos nas estações Sé, na região central, e Tatuapé, na zona leste. Na última, seguranças do Metrô fizeram uso de spray de pimenta, conforme participantes do evento relataram nas redes sociais. À Ponte, o Metrô disse ter destacado agentes apoiados pela Polícia Militar para fazer o “acompanhamento da situação” após registrar um acúmulo de pessoas nas estações Sé, Tatuapé e Tucuruvi.

    Há relatos de que houve furtos entre os participantes dos eventos da Survival. Fãs também reclamam de desorganização e falta de assistência da marca após o tumulto. No ano passado, uma ação da Survival feita em conjunto com a Nike e a loja Guadalupe, terminou com seis pessoas pisoteadas. Na ocasião, a Nike comunicou, em nota, que o evento havia excedido as expectativas iniciais.

    A Ponte procurou a Survival e seus representantes nas redes sociais, mas não obteve retorno até agora.

    Leia a íntegra do que diz a ViaQuatro

    “Por volta das 14h deste sábado (1º) um grupo de cerca de 150 jovens invadiu as catracas da Estação Butantã, da Linha 4-Amarela. Os agentes de atendimento e segurança da estação atuaram prontamente e dispersaram o grupo. Não há registros de feridos. A Polícia Militar (PM) também foi acionada. Oito dos envolvidos [na verdade, nove, segundo a SSP-SP] foram encaminhados para o 14° Distrito Policial (DP), onde será registrado Boletim de Ocorrência (B.O.).”

    Leia a íntegra do que diz o Metrô

    “Por volta das 14h do último sábado (1), as estações Sé, Tatuapé e Tucuruvi registraram acúmulo de pessoas. Parte delas burlou a entrada no sistema. O Metrô destacou agentes de segurança, contando com apoio de policiais militares para o acompanhamento da situação.  A ação da marca não foi previamente comunicada ao Metrô, não houve conflito ou interferência na operação e o público foi dispersado às 14h50.”

    Leia a íntegra do que diz a SSP-SP

    “Nove pessoas, entre elas sete adolescentes, foram conduzidas ao 14º Distrito Policial, na tarde deste sábado (1º), após participarem de um tumulto generalizado na estação Butantã, da Linha 4-Amarela. Na ocasião, diversos jovens se deslocaram ao local para receberem brindes de uma marca, que não realizou nenhum tipo de notificação prévia sobre a ação para a concessionária que administra a estação. Agentes de segurança do local tentaram controlar o fluxo e organizar uma fila, no entanto, grande parte dos adolescentes correram e pularam as catracas, sendo que alguns não realizaram o devido pagamento para acessar o transporte. Até o momento, não houve registro de feridos ou danos à estação. O fato foi registrado como não criminal.”

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    Inscrever-se
    Notifique me de
    0 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários

    mais lidas

    0
    Deixe seu comentáriox
    Sobre a sua privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.