Grupo Armado de Repressão a Roubos da Polícia Civil postou no Facebook vídeo em que o governador afirma que SP tem os melhores policiais do Brasil; Agentes, no entanto, rechaçam elogios
O Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos) da Polícia Civil de São Paulo completou 40 anos no último 13 de outubro. A página do grupamento no Facebook divulgou um vídeo de 37 segundos, na última quinta-feira (27/10), em que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) presta homenagens ao grupo. No entanto, policiais civis rechaçaram a posição do tucano e fizeram diversas críticas, que foram desde o “sucateamento” da polícia paulista até o pedido de nomeação de concursados.
No vídeo, Alckmin afirma ter orgulho do grupamento da Polícia Civil. “Para fazer parte do Garra, é preciso ter muita experiência, coragem, dedicação no combate ao crime. Nós temos muito orgulho desse trabalho dos nossos policiais. 40 anos de serviço prestado com competência. Temos a melhor polícia e os melhores policiais do Brasil“, disse.
O investigador de 2ª classe R. R. afirmou: “Lindo discurso, pena que, na prática, o senhor está acabando com a gloriosa“. O investigador de 1ª Classe da Polícia Civil R. F. complementou: “conversa fiada. Ele nos odeia“. “A Polícia Civil está as traças. Hipócrita. Você é o principal responsável”, acrescentou A. M.
T. S. escreveu que “gravar vídeo é fácil. Quero ver dar estrutura para os policiais trabalharem com o mínimo de dignidade. Parabéns aos guerreiros do Garra que mesmo com pouca estrutura prestam seus serviços a população.”
Confira o vídeo em que Alckmin homenageia o Garra:
O escrivão aposentado R. S. disse que, de fato, a polícia de São Paulo é a melhor do Brasil, “mas que nunca foi valorizada pelo seu governo”. E mais: ao governador, ele deixou o recado: “toma vergonha na cara e valoriza a gloriosa Polícia Civil!“
Muitas críticas foram pedindo a liberação de novos concursos para policial civil. “A Polícia Civil merece respeito, senhor governador. E não é o que o senhor tem demonstrado… Concursos!”, afirmou V. S. “Enquanto isso, a Polícia Civil tem déficit de 30% em seu efetivo”, complementou C. I.
Outros, cobram a nomeação dos policiais que foram aprovados no concurso de 2013. “Cínico! Tá cagando pra PSCP! Cadê as nomeações dos concursos de 2013?“, questiona F. A. “Falar é fácil! Nomear os concursados de 2013 é difícil! Geraldo Alckmin, o senhor está acabando com a Polícia Civil!“, afirma.
Um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo foi realizado na quinta-feira (27) em homenagem ao grupamento. Estiveram presentes no local os policiais civis do Garra, familiares de policiais mortos em serviço e ex-integrantes do grupo, além do chefe geral da Polícia Civil, Alberto Youssef, e do chefe geral do Garra, Mário Palumbo Júnior.
A cada 3 horas, uma pessoa é morta pela polícia no Brasil
“Diferentemente de PF e Civil, PM é completamente avessa a críticas”