Dois anos sem Marielle Franco e a pergunta não respondida: quem mandou matar?

    No episódio 57, trazemos histórias da equipe da Ponte envolvida na cobertura das mortes de Marielle e Anderson Gomes e a convidada especial, repórter Vera Araújo

    Neste sábado, 14 de março de 2020, os assassinatos da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e do motorista Anderson Gomes completam dois anos. Os acusados de terem cometido o crime vão a júri popular por decisão da Justiça do Rio de Janeiro: o ex-PM Elcio Vieira de Queiroz e o PM reformado Ronnie Lessa. Ambos negam os crimes.

    A pergunta que ainda persiste é quem, afinal, mandou matar a vereadora? Os tiros disparados por aquele Cobalt contra o carro de Anderson eram para Marielle. Um crime premeditado, com envolvimento da milícia, mas ainda com lacunas sobre a real ou as reais motivações para que tenha acontecido.

    No episódio 57, procuramos a fazer um resumo sobre esses dois anos, as últimas notícias sobre a investigação, conversamos com repórteres e colaboradores da Ponte que participaram da cobertura do caso e tivemos a participação especial da premiada repórter investigativa Vera Araújo, do jornal O Globo, responsável por furos e reportagens aprofundadas sobre o caso, algumas assinadas por ela, outras tantas por ela em conjunto com outros colegas de redação como Chico Otávio.

    Para Vera, são muitas as motivações para que Marielle virasse alvo. “Existe a questão de denunciar violência policial, a questão da regularização de terra, a questão das milícias, o fato de ser combativa na Câmara dos Vereadores”, pondera. “No plenário, Marielle virava uma leoa pelas questões que defendia, pela questão dos direitos humanos, da negritude, pelos LGBTs. Ela marcava o lugar dela, era mesmo uma figura marcante, aguerrida. Ela passou a ser chamada de senadora”, lembra.

    A experiente repórter considera que, no que diz respeito à execução do crime, o desfecho está próximo com o julgamento de Ronnie e Lessa. Falta ainda, de fato, entender quem queria silenciar a vereadora e por qual ou quais motivos.

    Aumenta o som!

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    2 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] do crime que chocou o país que vira livro. Escrito pelos jornalistas Chico Otavio e Vera Araújo, repórteres de O Globo, que investigam o crime desde o começo, Mataram Marielle: Como o […]

    trackback

    […] anos, em 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco foi brutalmente assassinada quando voltava para casa depois de uma atividade com outras mulheres negras no centro da cidade do […]

    mais lidas