Justiça determina liberdade provisória de jovem baleado nas costas por PMs

    Acusado de ter roubado moto, Jonathan de Araújo Souza, 18 anos, será libertado nesta quarta (23)

    Jonathan recebeu um tiro pelas costas, que danificou e causou a retirada de parte do rim e do intestino | Foto: arquivo pessoal

    A Justiça de São Paulo determinou a liberdade provisória de Jonathan de Araújo Souza, de 18 anos. O jovem estava preso no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Guarulhos (Grande SP), acusado de roubo de moto. Ele será libertado hoje.

    A decisão é do juiz José Roberto Cabral Longaretti, da 13ª Vara Criminal da Barra Funda. O alvará de soltura já foi encaminhado para a unidade II do CDP, onde o vendedor ficou preso por aproximadamente um mês. Anteriormente, Jonathan permaneceu dois dias no 98º DP e cinco no 101º DP após ficar oito dias internado no Hospital da Pedreira.

    “Diante daquilo que consta dos autos e considerando também a manifestação favorável do Ministério Público, bem como que a instrução oral já foi concluída, concedo ao acusado liberdade provisória condicionada a não se ausentar da Comarca por mais de dez dias sem prévia comunicação ao Juízo, bem como não mudar de endereço também sem prévia comunicação”, determinou Longaretti.

    Anteriormente, o TJ havia negado habeas corpus por entender que “ante a existência de suficientes indícios de autoria e materialidade delitivas, extraídos daquilo que se apurou na fase inquisitiva”. Assim, determinou a audiência, na qual definiu a liberdade provisória.

    Em relatório enviado para o juiz, o Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) apontava “indícios” para a inocência de Jonathan, bem como afirmava que ele poderia “ter sido vítima de abusos, ilegalidades e até de crimes cometidos por policiais militares no exercício de suas funções”.

    Moto vermelha, de Jonathan, tem marca de tiro na fuselagem. Segundo policiais, moto roubada era branca | Foto: arquivo pessoal

    O caso

    A prisão aconteceu no dia 9 de julho na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. Dois PMs perseguiam um suspeito de moto em fuga, que, de acordo com a versão dos policiais, seria Jonathan. Ainda segundo os policiais, o jovem teria disparado contra eles após cair. A versão da defesa aponta para falha dos PMs, que teriam confundido o vendedor, que estava em sua moto de cor vermelha, com o suspeito quando acontecia a perseguição e acabou baleado pelas costas.

    Ferido, ele pediu socorro para amigos e ficou internado no hospital Pedreira, onde passou por cirurgia e teve retirados parte do rim e intestino devido as lesões do ferimento da bala.

    Os PMs Carlos Henrique Fogaça Mattos, de 29 anos, e Roberto Santos de Almeida, 44, envolvidos na ação, foram afastados do serviço nas ruas, atuando em questões administrativas da corporação. Mattos foi quem identificou o jovem no hospital através de uma fotografia.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas