PMs são filmados dando golpe de enforcamento em abordagem

    Ponte recebeu imagens neste domingo (5/7) de homem negro sendo imobilizado por policiais na zona sul de SP; corporação diz que vai analisar vídeo

    Homem negro foi imobilizado com golpe de enforcamento na zona sul de SP | Foto: Reprodução

    A Ponte recebeu imagens, neste domingo (5/7), que mostram um homem negro sendo imobilizado por dois policiais, um deles dando um golpe de enforcamento. O caso teria acontecido na Rua Paulo Barroul, no bairro Real Parque, na zona sul da capital paulista.

    Na filmagem, gravada de um prédio, é possível ouvir uma mulher gritando para parar. “Solta o pescoço dele! Vai matar ele!”. Também é possível identificar uma viatura com a inscrição M-16200, o que significa que são policiais da 2ª Cia do 16º Batalhão da PM.

    Por telefone, a assessoria de imprensa da PM disse que vai analisar o vídeo e informou que a única ocorrência registrada nessa rua e neste domingo foi de um pancadão às 4h37. Segundo a corporação, foi feito um registro interno para informar a prefeitura e não houve detidos.

    Cena lembra caso George Floyd

    Em menos de um mês, essa é a terceira ação da PM paulista que lembra o caso George Floyd, homem negro americano asfixiado até a morte por um policial branco nos Estados Unidos.

    No dia 23 de junho, policiais foram filmados sufocando rapaz em Ibaté, interior do estado, e a população alertou: “vão matar o cara enforcado”. As imagens mostraram os dois policiais em cima do homem. Ele não dava sinais de resistência à prisão, mas, ainda assim, recebeu o golpe para ser desmaiado.

    No dia anterior, 22, em Carapicuíba, na região metropolitana, PMs foram gravados sufocando um jovem negro de 19 anos duas vezes: uma na calçada, próximo de um portão, e outra no meio fio. Mesmo quando estava sem reação, o policial continuou pressionando com a perna o pescoço dele. até desmaiar.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas