Série ‘Sem Direitos’ concorre ao prêmio Patrícia Acioli de direitos humanos

    Produção da Ponte com Colabora e Amazônia Real já venceu o Prêmio Vladimir Herzog, principal premiação jornalística do Brasil

    Fausto Salvadori lê carta de Bruna Silva ao receber o prêmio Vladimir Herzog | Foto: Alice Vergueiro

    Ponte Jornalismo, Projeto Colabora e Amazônia Real concorrem a mais um prêmio com a série de reportagens Sem Direitos. Após conquistar o troféu na categoria multimídia do 41º Prêmio Vladimir Herzog, o trabalho agora é finalista da 8ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.

    Esta premiação foi criada em 2012 com a intenção de manter viva a memória de Patrícia Acioli, juíza do estado do Rio de Janeiro assassinada em 12 de agosto de 2011, na cidade de Niterói, quando chegava em sua casa. À época, ela havia pedido a prisão preventiva de PMs que integravam o 7º Batalhão da PM fluminense por indícios de execução em ação no Morro do Salgueiro, zona norte do Rio. Dois policiais militares foram condenados pela sua execução: Jeferson de Araújo Miranda e Sérgio Costa Júnior. O prêmio visa destacar reportagens que promovam a defesa dos direitos humanos.

    A série de reportagens feita por Ponte, Colabora e Amazônia Real retrata a realidade de 65% da população brasileira e conta em seis reportagens histórias de brasileiros que vivem cotidianamente com a falta de garantias básicas para viverem. Dos mais de 209 milhões de brasileiros, quase dois terços da população não tem garantidos educação, moradia adequada, saneamento básico, proteção social e internet.

    Além dessas violações, há também por parte do estado a falta de garantia ao direito à vida. Um caso de violência promovida pelo estado é o de Bruna Silva, mãe de Marcus Vinícius, adolescente de 14 anos morto baleado pelas forças da intervenção federal na segurança pública Rio de Janeiro, em 20 de junho de 2018. A repórter Carolina Moura, que colabora para a Ponte e integra o Colabora, conta a história de Bruna com Fausto Salvadori, repórter, editor e um dos fundadores da Ponte.

    Sem Direitos venceu a premiação jornalística mais importante do país. No dia 25 de novembro, Ponte, Colabora e Amazônia Real receberam o troféu do Vladimir Herzog pela atuação em conjunto. Na oportunidade, Salvadori leu uma carta escrita por Bruna Silva. “Eu me lembro que, na porta o IML (Instituto Médico Legal), a primeira coisa que eu falei para a imprensa foi: cadê os direitos humanos do meu filho, onde estavam os direitos humanos que foram negados a ele naquele 20 de junho de 2018? Naquele mesmo dia começou minha busca por esses direitos humanos, direito de todo cidadão brasileiro que é negado todos os dias”, escreveu a mãe de Marcos Vinícius.

    A série tem a jornalista Adriana Barsotti como idealizadora e autora, contando com as participações de Carolina Moura, Catarina Barbosa, Edu Carvalho, Fausto Salvadori, Daniel Arroyo, Pedrosa Neto, Yuri Fernandes e Fernando Alvarus.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas