Ponte vence Prêmio Vladimir Herzog com Colabora e Amazônia Real

    Série ‘Sem Direitos’ foi escolhida como melhor reportagem multimídia em um dos mais importantes prêmios de direitos humanos

    Bruna Silva é mãe de Marcus Vinícius, morto aos 14 anos em operação policial no RJ | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

    A série “Sem Direitos”, feita pela Ponte Jornalismo em parceria com Projeto Colabora e Amazônia Real, foi a vencedora da categoria multimídia do 41º Prêmio Valdimir Herzog. As reportagens contam histórias de brasileiro que não tem os direitos básicos respeitados. A coordenação foi de Adriana Barsotti, do Colabora.

    A reportagem de autoria da equipe da Ponte contou a história de Bruna Silva, mãe de Marcus Vinícius, morto aos 14 anos em operação da PM no Rio de Janeiro. Os autores são os repórteres Carolina Moura, Fausto Salvadori e o fotojornalista Daniel Arroyo.

    Confira a série de reportagens “Sem Direitos”

    A votação aconteceu nesta sexta-feira (11/10) na Sala Oscar Pedroso Horta, na Câmara Municipal de São Paulo. Além da reportagem da Ponte, que tratava sobre o direito à vida, a série contou outras histórias de brasileiros que vivem sem acesso ao básico para dignidade: educação, saneamento, aposentadoria, etc.

    Fausto Salvadori, repórter e editor da Ponte, destaca que o trabalho conjunto foi fundamental para o resultado. “É um prêmio muito especial por vários motivos, e um deles é por a gente ter ganhado junto com a Amazônia Real, que é uma inspiração para todo mundo que faz jornalismo independente no Brasil, e que foi uma das inspirações para a criação da Ponte. A ideia foi toda da Adriana Barsotti, do projeto Colabora, que teve a sacada de reconhecer que os jornalistas podem fazer muito mais e melhor se decidirem trabalhar juntos em vez de ficar sempre competindo pelo furo”, afirmou.

    O fotógrafo Daniel Arroyo disse que ficou muito emocionado com a confirmação da vitória. “A Ponte merece um prêmio como o Herzog e poder contribuir com isso é surreal”, declarou, usando uma expressão – surreal – bastante conhecida entre os colegas de redação da Ponte.

    Salvadori destaca que ganhar prêmio é sempre bom porque é um reconhecimento de um trabalho jornalístico, mas lembra que as reportagens premiadas no Herzog tratam majoritariamente de violações de direitos humanos. “É um misto de celebração e lamento. Celebração pelo talento das pessoas envolvidas e lamento pelas injustiças que denunciamos. Que o prêmio sirva para chamar a atenção de todas as histórias que contamos, em especial da Bruna Silva, alvo do maior dos crimes que um ser humano pode cometer, que é a morte de um filho. Ela ainda espera por justiça”, concluiu.

    A repórter Carolina Moura disse que ao saber da vitória ficou sem palavras, mas, ainda assim, deu uma breve declaração do que significou a notícia. “Foi um sentimento gigante para quem faz jornalismo, principalmente quem está começando, como eu. Me sinto muito feliz em ter colaborado com essa série e de levar o 41º prêmio tão significativo nessa área. Esse premio é para todos nós da equipe da Ponte. Eu, do nordeste, representado aquela parcela da população aqui no sudeste. Obrigada, mundão”, disse Carolina.

    Confira a lista de vencedores do 41º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

    Categoria: Arte
    Prêmio: Tira (Portal Leia Já – Recife/PE)
    Menção honrosa: Edição Ilustrada de 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Revista Continente – Recife/PE)

    Categoria: Fotografia
    Prêmio: Exército detém dez militares ligados a assassinato de músico no Rio (El País – Rio de Janeiro/RJ)
    Menção honrosa: Direito à Moradia (Jornal Diário do Nordeste – Fortaleza/CE)

    Categoria: Produção Jornalística em Áudio
    Prêmio: LGBTfobia: Medo de quê? (Rádio CBN – São Paulo/SP)
    Menção honrosa: Chico Mendes, a voz que não cala (Brasil de Fato – Santo André/SP)

    Categoria: Produção Jornalística em Multimídia
    Prêmio: Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil (Projeto Colabora – Rio de Janeiro/RJ)
    Menção honrosa: Título: Segunda chance (JC Online – Recife/PE)

    Categoria: Produção Jornalística em Texto
    Prêmio: Matança da PM em Milagres e a invenção da resistência (Diário do Nordeste – Fortaleza/CE)
    Menção honrosa: O meio ambiente como estorvo (Piauí – Rio de Janeiro/RJ)

    Categoria: Produção Jornalística em Vídeo
    Vencedor: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – conquistas e fracassos (TV Globo – São Paulo/SP)
    Menção honrosa: O Paciente Invisível (TV Brasil – São Paulo/SP)

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    4 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] Social no Brasil”, resultado de uma parceria entre as mídias digitais independentes #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real, foi a vencedora da categoria Multimídia do 41º Prêmio Vladimir Herzog de […]

    trackback

    […] editor e um dos fundadores da Ponte Jornalismo, durante a cerimônia de entrega do 41º Prêmio Vladimir Herzog pela série “Sem Direitos”, feita em conjunto com Projeto #Colabora e Amazônia […]

    trackback

    […] no Brasil”, resultado de uma parceria entre as mídias digitais independentes #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real, foi a vencedora da Categoria Jornalismo Multimídia do 41º Prêmio Vladimir […]

    mais lidas