Três presos e dois agentes prisionais de SP estão com Covid-19

    Secretaria de Administração Penitenciária confirma que pelo menos 48 presos estão isolados em todo estado; casos confirmados são da Penitenciária 2 de Sorocaba

    Casos aconteceram na Penitenciária 2 de Sorocaba | Foto: reprodução

    O coronavírus entrou no sistema prisional do estado de São Paulo e já causa apreensão entre as autoridades carcerárias. Segundo a SAP-SP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária de São Paulo), três detentos e dois funcionários testaram positivo para Covid-19 e estão hospitalizados no interior do estado. Um dos agentes morreu.

    Leia também: Responda à pesquisa Jornalismo e coronavírus

    A reportagem apurou que os presos infectados são da Penitenciária 2 de Sorocaba, no interior de SP. No final da tarde desta quarta-feira (15/4) a SAP confirmou a informação.

    Na última segunda-feira (13/4), dois detentos foram internados na Santa Casa da cidade com sintomas da doença.

    Leia também: Prisões brasileiras têm mais de 20 casos de Covid-19, a maioria no DF

    Segundo a pasta, 67 funcionários estão afastados das suas funções e outros 48 detentos estão isolados.

    Até esta quarta-feira, não havia confirmação de casos no sistema prisional paulista. Em todo o país, segundo o Departamento Nacional Penitenciário (Depen), já são mais de 20 infectados nas prisões e pelo menos três mortes.

    Em nota, a SAP destaca que tem feito monitoramento constante dos funcionários e da população prisional e adotado medidas de higiene referendadas. “Foram suspensas as atividades coletivas, realizada a busca ativa para casos similares ao Covid-19, a limpeza das áreas foi intensificada, a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida e foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional”, diz nota, em referência ao ofício enviado pelo secretário Nivaldo Cesar Restivo à Justiça.

    A pasta cita a ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete, além de equipamentos de proteção individual para os servidores e horários alternados no refeitório para evitar agloemeração.

    Reportagem atualizada no dia 15/4 às 18h41 para correção da informação de que os afastados eram apenas de Sorocaba. A SAP informou que são de todo o estado de SP. Também foi incluída informação adicional sobre medidas tomadas pelo governo.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas