‘Acabou a esperança de achar ele vivo’, diz pai de Cadu, desaparecido há mais de 2 meses

    Jovem desapareceu na periferia de Jundiaí (SP) após ser abordado pela PM, segundo testemunhas; laudo técnico indica que viatura foi limpa antes de ser periciada

    Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, o Cadu, está desaparecido desde o dia 27 de dezembro | Foto: arquivo pessoal

    A viatura usada pelos PMs que teriam abordado Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, o Cadu, 20 anos, na tarde de 27 de dezembro de 2019, na periferia de Jundiaí, interior de São Paulo, foi limpa antes de ser periciada no dia 6/1, indica laudo da Polícia Técnico-Científica. A perícia não conseguiu identificar quando exatamente o carro teria sido lavado, mas “constatou que o veículo se apresentava, tanto externamente quando internamente, com vestígio de limpeza recente.”

    Segundo as investigações e relatos de testemunhas, o jovem estava em um bar, na rua Benedito Basílio Souza Filho, no bairro Jardim São Camilo, com mais quatro amigos quando foi abordado pela PM. Todos foram revistados, mas apenas Carlos Eduardo, único negro do grupo, teve o celular apreendido e foi levado pelos policiais.

    A família do jovem já está há dois meses sem saber do seu paradeiro. O segurança Eduardo Aparecido do Nascimento, 52 anos, pai de Cadu, afirma à Ponte que desistiu. “Esperança de achar vivo a gente não tem mais, mas pelo menos queríamos achar o corpo para fazer um enterro digno. É o mínimo que o ser humano merece, ter um sepultamento digno”, lamenta.

    A reportagem teve acesso ao processo do caso onde está o resultado do exame pericial feito na viatura usada pelos PMS 2º Sargento PM Anderson Torres, Soldado PM Júlio César de Lima e Soldado PM Denilson Lucas Diniz, que fizeram patrulha na região na data que Cadu sumiu.

    Wesley Portugal, um dos advogados da família de Cadu, afirmou que a limpeza do veículo pode não significar muita coisa. “É um procedimento padrão limpar a viatura, então não podemos afirmar que a limpeza foi feita para esconder alguma coisa como também não podemos dizer que não foi feito isso”, explica o defensor.

    O laudo pericial na viatura indiciou que dois pontos no porta-malas (na lateral direita e lateral esquerda aos fundos) deram positivo para o luminol, substância que reage ao contato com sangue.

    Imagem do laudo pericial mostra luminol reagindo ao fundo da viatura, indicando presença de vestígio de sangue

    Ainda assim, segundo o advogado, nenhuma digital ou mesmo outro vestígio de material genético de Cadu na viatura foi encontrado.

    O pai de Cadu conta estar desanimado com os rumos das investigações e a falta de retorno da DIG. “Eles falam que precisam das testemunhas, como sempre, e elas não comparecem. Fica nessa daí, eles ficam fazendo diligência dali, diligência daqui, mas ficam de mãos atadas Os meninos já falaram que não vão falar, que têm medo, não adianta ficar insistindo”.

    Eduardo prevê que agora, em março, a angústia da família vai dobrar, pois no dia 23 é aniversário do filho. “Mais difícil ainda é saber que no fim do mês ele faria 21 anos. Ele podia estar aqui com a gente, mas não sabemos de nada, não sabemos o que está acontecendo. O que a gente sabe é o que a polícia sabe, não aparece nada de novidade, o caso não anda”, critica.

    Leia mais:

    O que se sabe sobre o desaparecimento de Cadu após abordagem da PM

    Família de Cadu se diz angustiada com silêncio sobre sumiço de jovem

    Trotes atrapalham investigações sobre Cadu, sumido após abordagem da PM

    As investigações do sumiço de Cadu também buscaram a localização dos celulares do jovem e dos três PMs. O resultado, porém, foi inconclusivo, já que, na data de 27 de dezembro, não há registros de localização no celular de Cadu.

    “Não podemos afirmar se os celulares estavam em locais diferentes ou não, porque não houve registro. Pode ser que o celular estivesse desligado, mas isso também é impreciso”, explica o advogado Wesley Portugal.

    Existem duas investigações paralelas sobre o desaparecimento de Cadu. Uma é coordenada pela Polícia Civil e está sendo feita pela Delegacia de Investigações Gerais de Jundiaí, a DIG. A outra é da própria PM, encabeçada pela Corregedoria da corporação.

    Segundo o advogado da família de Cadu, o inquérito policial já ultrapassou o prazo para ser remetido ao Judiciário. “Isso é comum no dia a dia do Direito criminal. Quando acontece isso o delegado pede prorrogação, para concluir alguma diligência que foi solicitada, alguma perícia que ainda não chegou”.

    A reportagem apurou a Corregedoria concluiu o trabalho e aguarda a finalização da apuração da Polícia Civil, que pode eventualmente pedir diligências para a PM e até alguma informação adicional ao órgão corregedor.

    Por telefone, a Ponte procurou a DIG e o delegado Josias Guimarães, que está coordenando as investigações do desaparecimento de Cadu, mas, de acordo com a delegacia, ele não passará mais informações sobre o caso à distância, somente pessoalmente.

    A reportagem também questionou, por e-mail, as assessorias da Secretaria da Segurança Pública, via terceirizada InPress, e da Polícia Militar. Em nota, SSP-SP e PM informam que “as circunstâncias relativas ao caso são apuradas pela DIG de Jundiaí e pelo Inquérito Policial Militar. Mais informações não podem ser passadas, pois o trabalho policial exige sigilo nas investigações”.

    Reportagem atualizada às 11h50 do dia 5/3 para inclusão da nota da PM e SSP-SP

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    2 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] em 2019, no dia 27 de dezembro, o jovem Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, o Cadu, 20 anos, estava com amigos em um bar no bairro São Camilo, quando ele, o único negro, […]

    trackback

    […] Leia também: ‘Acabou a esperança de achar ele vivo’, diz pai de Cadu, desaparecido há mais … […]

    mais lidas