Famílias lembram Marielle Franco e mortos pelo Estado no bloco afro Ilú Obá De Min

Cortejo abriu o carnaval de rua da cidade de São Paulo nesta sexta-feira (9/2) com participação da família da vereadora assassinada e de movimentos de mães de vítimas de violência policial

Bloco Ilú Obá De Min abrindo o carnaval de rua em São Paulo | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

Lágrimas escorriam dos rostos de algumas mães enquanto estendiam faixas e camisetas com as fotos e nomes dos entes queridos que foram mortos pelo Estado. A emoção ficou maior quando foram aplaudidas ao passar pela Avenida São Luís, no centro da capital paulista, enquanto abriam alas para o bloco afro Ilú Obá De Min, nesta sexta-feira (9/2), que tradicionalmente inicia o carnaval de rua da cidade.

Irúgbìn: Família Franco – Marielle foi o tema do desfile deste ano do bloco, que é formado majoritariamente por percussionistas negras. Irúgbín [lê-se irubim] significa sementes em iorubá e, de acordo com a diretora artística Mafalda Pequenino, o desfile busca celebrar a memória e as sementes que a parlamentar assassinada em 2018 no Rio de Janeiro deixou e fazer reverência à todas as famílias que lutam contra o genocídio e que são responsáveis por não deixar o legado dos partiram morrer.  “A nossa luta é diária, mas é uma celebração também porque cada dia que a gente levanta, a gente tendo o nosso corpo e as nossas corpas negras como alvo, é uma celebração de poder estar em pé e de poder lutar”, disse à Ponte.

Antônio Francisco da Silva Neto e Marinete Silva, pais de Marielle Franco | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

O evento teve a participação de Antônio Francisco da Silva Neto e Marinete Silva, pais de Marielle, e Luyara Santos, filha da vereadora. “Isso é importante pra gente, é a memória de uma mulher que transcende hoje o Brasil e o mundo está aí para celebrar, para viver esse carnaval como a Marielle sempre fez por muitos anos”, disse Marinete à Ponte. “Só tenho gratidão por estar aqui em São Paulo e ver que essa memória, esse legado, vai cada vez mais longe e também é reverenciado nesse carnaval. É na alegria que a gente vive, com todas as dificuldades que a gente tem, mas é importante que o Brasil saiba mais uma vez que ela era também uma foliã, uma mulher que fez a história e a mudança desse país a partir de uma tragédia, mas a gente vai reverenciar sempre essa história.”

Da esquerda para a direita: Maria Cristina Quirino, seguida por Luyara Santos, filha de Marielle, seu avô Antônio Francisco, Zilda Maria de Paula, a avó Marinete, e Sandra de Jesus. Da direita para a esquerda: o vereador Eduardo Suplicy e Débora da Silva, fundadora do movimento Mães de Maio | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

Maria Cristina Quirino, uma das integrantes do Movimento de Mães de Paraisópolis e que perdeu o filho de 16 anos no massacre em 2019, conta que também nunca tinha ido a um bloco de carnaval antes. “Eu até fiquei em choque [com o convite] porque ainda é muito difícil assimilar esse lugar da cultura como um espaço de luta”, revelou. “Quando eu entendi que o bloco faz um carnaval mais político, eu tive a certeza de que é importante estar junto fazendo o nosso papel de visibilizar as mortes dos nossos filhos. Nosso país é genocida, é o caso da Marielle, é a letalidade policial no Rio, em São Paulo, na Bahia. A gente tem que trazer essa realidade para a sociedade ver.”

“Eu não tinha como não estar aqui. Costumo dizer que a Marielle também foi morta na Chacina de Osasco, mas em datas diferentes, porque a bala que matou ela era do mesmo lote desviado da Polícia Federal que matou meu filho”, declarou Zilda Maria de Paula, mãe de Fernando Luis de Paula, filho único morto em 2015, e integrante do Movimento de Mães de Osasco e Barueri. “Carnaval também é política e estamos aqui para dar visibilidade à nossa história.”

Mães de Maio se fazendo ouvir no desfile, com Sandra de Jesus ao centro | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

Pela primeira vez em um bloco, Sandra de Jesus segurava firme o nome do filho Luiz Fernando Alves de Jesus estampado na camiseta. Neste sábado (10/2), completa um ano que Luiz foi morto por policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), força especial da Polícia Militar paulista, e, como a Ponte revelou, a investigação da Polícia Civil aponta que o jovem foi executado e que uma arma foi plantada pelos PMs. “Eu não tenho motivo para comemorar nada, mas eu tenho motivo para vir para a rua lutar e mostrar o quanto todos os dias jovens estão sendo assassinados”, disse.

Após perder o filho, Sandra entrou para o Movimento Independente Mães de Maio onde encontrou acolhimento e também busca acolher outras mães. “É uma vida, é uma família que se destrói, é uma família que sofre, é uma família que chora. São mães destruídas psicologicamente, mentalmente, com saúde, financeiramente. Ontem eu estava atrás de vaquinha para a mãe que teve que enterrar o filho. O Estado mata nossos filhos e não nos dá nem o direito de enterrar nossos filhos dignamente. Então o que eu passei há 364 dias atrás, eu ontem vi uma outra mãe passando.”

A deputada federal Erika Hilton | Foto: Jeniffer Mendonça/Ponte Jornalismo

No evento, parlamentares, especialmente mulheres negras, também se fizeram presentes. “Marielle tem uma história que nos marca com muita dor, com uma perda brutal e desoladora, mas que também abre uma marca para que outras mulheres negras cresçam, surjam, apareçam, não baixem a cabeça e lembrem que nós só teremos um mundo livre para nós, mulheres negras, quando nós continuarmos lutando, enquanto nós continuarmos lutando”, afirmou a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que é a primeira mulher trans e negra que foi eleita na Câmara dos Deputados. “Tombaram o corpo físico, mas jamais tombarão a potência transformadora e a semente do projeto que é a Marielle.”

Ajude a Ponte

Além do desfile desta sexta-feira, o bloco também fará uma apresentação no domingo (11/2), às 14h em frente à Cia Livre de Teatro, localizada na Rua Conselheiro Brotero, nº 195, no bairro da Barra Funda, na zona oeste da cidade. O evento vai terminar em frente ao galpão do Armazém do Campo do Movimento dos Sem Terra (MST), localizado na Alameda Eduardo Prado, no centro. A concentração inicia uma hora antes e é gratuito.

Veja mais fotos do desfile:

Apresentação do Ilú Obá De Min | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo
Apresentação do bloco acontecerá novamente no domingo | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo
Bloco Ilú Obá na Avenida São Luís, no centro de São Paulo | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo
Desfile teve ampla participação das Mães de Maio | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude
Inscrever-se
Notifique me de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

mais lidas

0
Deixe seu comentáriox