Segundo testemunhas, motorista não reagiu, mesmo assim PM atirou; outro suspeito teria trocado tiros com os policiais
Uma perseguição policial terminou com dois mortos na noite de sexta-feira (28/2) na esquina das ruas Torres Florencio e Rielli e Milton da Cruz, no Jardim Planalto, região da Sapopemba, zona leste da cidade de São Paulo. Segundo testemunhas, a ação aconteceu na rotatória que liga as duas ruas à rua Manuel Pimentel entre 19h30 e 20h.
Dois homens, que não tiveram a identidade revelada, foram mortos na ocorrência. Segundo comerciantes da região que presenciaram a ação, o motorista foi morto na rotatória, na rua Milton da Cruz com a Torres Florencio e Rielli, e não teria reagido aos tiros dos PMs.
O outro homem, que estava na garupa, correu a pé para a parte debaixo da Milton da Cruz onde teria trocado tiros com a polícia. As pessoas que conversaram com a reportagem não conheciam os dois homens.
Um vídeo obtido pela reportagem, pela Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio, mostra o momento que esse homem está caído no chão. Nas imagens, é possível ver três policiais militares, que mexem no suspeito caído no chão e gritam para que os moradores não se aproximem do local.
Leia mais:
Jornalista trans e negra é agredida por PM na zona leste de SP
‘Um volume na cintura’ foi a alegação da Rota para invadir casa e matar homem em SP
PMs ameaçaram ‘voltar para matar’ antes de chacina em SP, relatam moradores
A Ponte esteve no local e constatou que na tarde deste domingo (1/3) ainda havia no asfalto pedaços da moto, que bateu em um carro que estava estacionado. Partes do cobertor térmico usado no resgate também ainda permaneciam no local.
“Eu só vi a PM atirando, o menino caiu aqui na rotatória e morreu ali”, afirmou uma comerciante da região que viu a ação, mas que, por medo, não quis ser identificada.
Outro comerciante de um estabelecimento na frente da rotatória afirma que viu o suspeito que estava na garupa disparando. “O motorista não reagiu, mas o outro sim e correu a pé lá pra baixo, onde morreu”.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, por meio da assessoria terceirizada InPress, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa instaurou inquérito policial para investigar a morte dos dois suspeitos. A SSP-SP afirma que houve troca de tiros e que os suspeitos teriam roubado um carro.
“As armas dos suspeitos e dos PMs foram apreendidas e encaminhadas para perícia. A Polícia Militar também apura as circunstâncias dos fatos por meio de IPM [Inquérito Policial Militar]”, informou a pasta em nota.
A reportagem solicitou à SSP-SP a identidade e idade dos homens mortos na ação, assim como as informações de como o caso foi registrado, mas não obteve retorno até a publicação.