PM envolvido no Massacre do Carandiru é nomeado por Serra ao Itamaraty

    Hideo Augusto Dendini já era lotado no gabinete de Serra no Senado 

    Cena do filme Carandiru | Foto: Marlene Bergamo/Divulgação
    Cena do filme Carandiru | Foto: Marlene Bergamo/Divulgação

    O ministro das Relações Exteriores do governo interino de Michel Temer (PMDB), José Serra (PSDB), nomeou no último dia 4 de agosto um dos policiais militares envolvidos no Massacre do Carandiru, em 1992, para exercer cago no Itamaraty.

    Hideo Augusto Dendini assumiu um dos cargos mais altos da pasta, denominado DAS 5, de assessor especial, em caráter transitório, para atuar em Brasília.

    Nomeacao Serra

    Dendini sentou no banco dos réus pela morte de 111 presos no dia 2 de outubro de 1992, quando uma rebelião no Pavilhão 9 do Complexo do Carandiru acabou com a invasão da PM do Estado de São Paulo. Ele fora absolvido. Contudo, o Estado foi condenado a indenizar filhos de um dos mortos no Massacre.

    Na época, o agora funcionário do Itamaraty era 1º tenente. Em 24 de maio de 2004, Dendini recebeu promoção para capitão da PM paulista, já comandada pelo atual governador Geraldo Alckmin (PSDB).

    Anteriormente, Dendini exercia funções no gabinete pessoal de Serra no Senado Federal – hoje ministro de Temer, o tucano foi eleito como senador por São Paulo, em 2014, para um mandato de oito anos. Assistente parlamentar sênior, o ex-policial tinha vencimentos de R$ 14.184,25 na Casa. Em consulta feita no site da transparência do governo do Estado de São Paulo, é possível ver que Dendini recebe, atualmente, como aposentado, R$ 14.295,61 líquido.

    Todos os envolvidos na nomeação do ex-PM Dendini foram procurados pela reportagem, mas nenhum respondeu aos contato realizados.

    As cicatrizes de quem passou pelo Carandiru

    Só quem já foi preso no Brasil conhece as dores e as marcas, eternas, deixadas pelo sistema penitenciário. Cinco pessoas que passaram pelo Carandiru, o maior complexo penitenciário que já existiu na América Latina, localizado em São Paulo, contam suas histórias de vida no documentário Depois das Grades.

    A partir das narrativas de Cristiano Simplício, Edenilson Leal, Aldidudima Salles e Daniel Gomes, além de Luciana Barbosa, que viveu na Penitenciária Feminina Sant’Ana, que funciona até hoje dentro do parque da Juventude, onde era o Carandiru, é possível ter uma noção dos problemas que a desigualdade social proporciona a muitos brasileiros. Todos tentaram, mas jamais conseguiram trabalho com carteira registrada após a prisão.

    Dois foram impedidos por solicitações de antecedentes criminais; teve quem conseguiu aposentadoria através de um benefício de assistência social; e ainda há quem não se encontrou fora da cadeira e faz o que for preciso para não passar fome.

    Em meio às histórias, analistas debatem a funcionalidade do sistema penitenciário brasileiro. Isolando o cidadão que infringiu a lei de um ciclo social, a expectativa é de que ele seja reinserido naquela mesma sociedade. Ou seja, há contradição no atual modelo, que, segundo cinco pessoas que têm cicatrizes psicológicas e físicas que a cadeia deixou, não pensa no Depois das Grades.

    Colaborou Luís Adorno.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    7 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    Rodolfo
    Rodolfo
    7 anos atrás

    Duvido se não tem o dedo do careca da justiça nessa anulação do julgamento

    Teresinha L Sousa
    Teresinha L Sousa
    7 anos atrás

    É uma cusparada na casa das pessoas de bem.

    Lucia
    Lucia
    7 anos atrás

    Não basta inocentá-los. Há ainda de alçá-los ao poder.

    nelci
    nelci
    7 anos atrás

    mas não se preocupe. Os anjinhos inocentes que foram mortos estão todos de asinhas la no céu nos protegendo aqui na terra

    Messias Morais Junior
    Messias Morais Junior
    7 anos atrás

    Ele estava a Comando, cumprindo ordens das autoridades constituídas.Se é pra questionar a nomeação que faça pelos criterios de competência e não de perseguição politica, ideológica e partidária.
    Uma pessoa não deve ficar marcada por ser PM pois neste Brasil temos muitos ex criminosos em posições de destaque.

    Álvaro Azevedo
    Álvaro Azevedo
    7 anos atrás

    AMNISTIA INTERNACIONAL DEVERÁ COLOCAR ESTE E OUTROS ACONTECIMENTOS EM PRIMEIRA MÃO PARA CONHECIMENTO INTERNACIONAL.

    trackback

    […] Ponte […]

    mais lidas