Policiais invadem casa e levam celular de ativista que filmou abordagem

    Maria Nilda de Carvalho, da Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, foi intimidada por policiais civis na zona sul de São Paulo: ‘me xingaram de mulher de bandido’

    Policiais civis de São Paulo intimidaram uma ativista da Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, grupo que atua contra a violência policial, na zona sul da capital paulista, na noite de domingo (25/10). A mulher teve a casa invadida, foi revistada de forma truculenta e xingada pelos policiais.

    Maria Nilda de Carvalho Mota, a Dinha, 42 anos, estava com suas três filhas em casa, no Jardim São Savério, por volta de 23h45. Ouviu sons de tiros e uma confusão na rua, o que a fez ir até a janela. Decidiu pegar o celular para filmar a cena que via.

    Leia também: Polícia não pode dar enquadro sem motivo, decide corte internacional

    Ao olhar para a esquina da rua em que mora, assistiu um grupo de policiais abordando um homem vestido com um moletom claro. Ele estava com as mãos na cabeça e sendo derrubado no chão.

    Eles tentavam o levar para cima na rua, momento em que um dos policiais civis a flagrou registrando a cena. Dinha conta que eles imediatamente a mandaram descer e, por ela não ter saído, entraram na sua casa.

    “Passaram o portão do quintal e foram até a porta. Me mandaram entregar o celular”, conta a mulher. “Abriram a janela por fora e puxaram a cortina. A porta estava trancada, mas conseguiram abrir não sei como”.

    Testemunhou um caso de violência policial? Saiba aqui como filmar e denunciar para a Ponte

    Antes de entrar, os agentes a teriam chamado de “vadia”, “mulher de bandido” e “defensora de traficante”. “Eu falei que estava exercendo meu direito de filmar e não tinha nada a ver com a abordagem. Não saí porque não me senti segura”, conta.

    Com a porta aberta, um policial entrou no local sem apresentar mandado e nem obter autorização da ativista. Pegou o celular em que ela registrou a ação e disse que a levaria para a delegacia, saindo do local com o aparelho.

    Dinha conta que outros quatro policiais civis entraram na casa depois disso, uma delas uma policial mulher, que a revistou “com truculência, fazendo perguntas intimidadoras.

    Leia também: Após interpretar vítima de violência policial em clipe, jovem é morto nas mãos da PM

    Suas filhas de 13, 11 e 8 anos estavam com ela na sala no momento do enquadro. O policial não devolveu o celular, tendo o entregado a uma vizinha.

    “Hoje de manhã eu soube que perguntaram para os meus vizinhos sobre mim, os intimidaram e deixaram o telefone com uma mulher que conheço”, explica.

    Segundo apurado pela Ponte, os policiais estavam no Jardim São Savério em busca de supostos assassinos de um policial civil morto no domingo.

    Leia também: PMs e policial civil batem boca para ver quem enquadra quem

    Naquele dia, o policial Jorge Queiroz morreu em uma tentativa de assalto cometida por dois homens na Vila Carrão, zona leste da capital paulista. O crime aconteceu às 19h.

    Queiroz chefiava os investigadores do 30º DP (Tatuapé), também na zona leste. O bairro do crime fica distante 18 km de onde os agentes abordaram o homem no São Savério.

    Conforme Boletim de Ocorrência, os policiais civis André Luiz Lopes Cassoli e Jacques Barnabe de Souza realizaram uma operação para identificar os assassinos do policial civil quando viram um homem vestindo moletom em uma moto.

    O homem é Richard da Silva, 19 anos que, segundo os policiais narram à delegada Adriana Parente Silvestre, do 31º DP (Vila Carrão), tentou sacar uma arma ao ver a viatura.

    Leia também: Policial civil registra queixa por abuso de autoridade contra PMs da Rocam

    Barnabé atirou, acertando o tanque da moto, e Richard caiu. Relatam ter encontrado com ele uma arma de fogo, marca Taurus, calibre 38, que consta como roubada de uma empresa de vigilância em 2007.

    Richard foi preso sob acusação de porte ilegal de arma de fogo (pena de dois a quatro anos de prisão), resistência (reclusão de um a três anos) e receptação (prisão de um a quatro anos), mas foi liberado em audiência de custódia e responde à investigação em liberdade.

    Segundo sua companheira, Leila Sousa de Almeida, 24 anos, ele nunca teve arma. Ela explica que o homem passou o dia em casa e, por volta de 23h, saiu para dar uma volta com a moto. Só foi ter notícia dele às 4h30 do dia seguinte ao ver um jornal.

    Ela pegou informação da delegacia em que ele estava e pegou um Uber do Parque Bristol, onde mora, até a Vila Carrão. “Na delegacia, estavam falando que ele estava preso por um porte [de arma]. Estavam fazendo operação pela morte do policial”, conta.

    Ajude a Ponte!

    Leila explica que Richard não tem carteira de habilitação para dirigir e esse deve ter sido o motivo dele não ter parado quando abordado. “Falaram que ele deu meia volta e ia fugir, mas um policial atirou e pegou na moto, não nele. Aí ele parou”.

    Ela, que está grávida de seis meses, conversou com a Ponte enquanto estava no ônibus a caminho da delegacia. Voltou para casa porque demoraria até ter uma decisão se ele ficaria preso preventivamente ou não. “Eu não dormi, passei a noite em claro”, afirma.

    A Ponte questionou a Secretaria da Segurança Pública de SP, comandada pelo general João Camilo Pires de Campos neste governo João Doria (PSDB). Às 13h42 de terça-feira (27/10), a pasta explicou, por meio de sua assessoria de imprensa terceirizada, a InPress, que a Corregedoria da Polícia Civil registrou o caso e “apura todas as circunstâncias da ocorrência”.

    Atualização às 14h07 de terça-feira (27/10) para incluir posicionamento da SSP.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    6 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] Fonte: Ponte Jornalismo […]

    trackback

    […] Dinha faz parte da Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio, articulação de militantes que denunciam a violência policial em São Paulo. Naquela noite, ouviu tiros e foi até a janela, com o celular para filmar a cena. A polícia estava fazendo abordagem a um homem, quando os policiais viram Dinha gravando a ação, e a mandaram sair de casa. Ela se recusou, por não se sentir segura, e então os policiais simplesmente invadiram a casa. “Passaram o portão do quintal e foram até a porta. Me mandaram entregar o celular. Abriram a janela por fora e puxaram a cortina. A porta estava trancada, mas conseguiram abrir não sei como”, disse Dinha, à Ponte Jornalismo. […]

    trackback

    […] Dinha faz parte da Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio, articulação de militantes que denunciam a violência policial em São Paulo. Naquela noite, ouviu tiros e foi até a janela, com o celular para filmar a cena. A polícia estava fazendo abordagem a um homem, quando os policiais viram Dinha gravando a ação, e a mandaram sair de casa. Ela se recusou, por não se sentir segura, e então os policiais simplesmente invadiram a casa. “Passaram o portão do quintal e foram até a porta. Me mandaram entregar o celular. Abriram a janela por fora e puxaram a cortina. A porta estava trancada, mas conseguiram abrir não sei como”, disse Dinha, à Ponte Jornalismo. […]

    trackback

    […] policiais alegavam estar na abordagem, procurando o assassino de um outro policial, que segundo a reportagem da Ponte.org teria acontecido num bairro à 18 km. De qualquer forma nada justifica essa abordagem ilegal, que […]

    trackback

    […] policiais alegavam estar na abordagem, procurando o assassino de um outro policial, que segundo a reportagem da Ponte.org teria acontecido num bairro à 18 km. De qualquer forma nada justifica essa abordagem ilegal, […]

    trackback

    […] Nilda de Carvalho Mota, a Dinha, que também é professora, conta que ouviu sons de tiros e uma confusão na rua. Ao olhar pela janela, assistiu a um grupo de policiais abordando um homem vestido com um moletom […]

    mais lidas