SP registra a primeira morte por coronavírus em prisões

    Preso de 67 anos, detido na Penitenciária 2 de Sorocaba, é a segunda morte por Covid-19 no sistema prisional; outro preso morreu no Rio de Janeiro

    Fachada da penitenciária, em Sorocaba, no interior de São Paulo | Foto: Reprodução

    O preso José Iran Alves da Silva, 67 anos, é a primeira morte pelo novo coronavírus registrada no sistema prisional do estado de São Paulo.

    Segundo a SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária), do governo João Doria (PSDB), o detento morreu neste domingo (19/04), na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, no interior do estado, onde estava internado desde o último dia 9.

    Leia também: Responda à pesquisa Jornalismo e coronavírus

    Silva estava preso desde 3 de maio de 2016 na Penitenciária 2 de Sorocaba. Outros dois detentos do mesmo presídio tiveram o teste confirmado para Covid-19, segundo o governo. Um está internado na Santa Casa e outro no Hospital Regional de Sorocaba.

    No último dia 9, Silva foi atendido na enfermaria do presídio e apresentava um quadro febril e falta de ar. Ele foi encaminhado para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e depois removido para a Santa Casa da cidade.

    Ainda segundo a SAP, os colegas de cela de Silva estão isolados e são monitorados. A pasta informou também que, por precaução, suspendeu o banho de sol na unidade prisional.

    Leia também: Primeira morte de preso pela Covid-19 no Brasil é registrada no RJ

    O governo disse que foram distribuídas máscaras de proteção para os presos da Penitenciária 2 de Sorocaba, assim como nos demais presídios do Estado.

    O painel do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com dados sobre o monitoramento de presos com Covid-19 no Brasil, não havia computado o óbito registrado na P2 de Sorocaba até as 21h de hoje.

    Os números do Depen apontam 158 presos no País com suspeita da doença e 62 casos confirmados, além de uma morte, ocorrida na quarta-feira (15/4) no Rio de Janeiro. No estado de São Paulo, os dados do Depen são de 51 casos suspeitos e quatro confirmados.

    Leia também: Três presos e dois agentes prisionais de SP estão com Covid-19

    Além de idoso, Silva sofria de hipertensão e também fazia tratamento da próstata. Ele era considerado um paciente de alto risco.

    O medo de contrair coronavírus já é uma realidade no sistema prisional paulista. Em Junqueirópolis (SP), presos escreveram cartas pedindo socorro. Na mensagem, eles afirmam que o presídio recebeu detentos de outras regiões e que têm receio de que algum recém-chegado possa estar infectado.

    Carta de detento de Junqueirópolis (SP) | Foto: Arquivo Ponte

    Na correspondência, os presos afirmam que, se houver uma proliferação da doença na unidade prisional, nada poderá ser feito, pois o presídio não tem recurso nem estrutura para cuidar dos doentes.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas