PM pisa em pescoço de mulher durante abordagem: ‘quase cheguei à morte’

    Dona de bar detalha violência e medo de sofrer represálias: “infelizmente, não vejo mais a farda com bons olhos”

    A dona de um bar em Parelheiros, na zona sul da cidade de São Paulo, teve a perna quebrada e o pescoço pisado por um policial militar. A abordagem violenta aconteceu no dia 30 de maio, conforme revelado pelo Fantástico, da TV Globo. Passado um mês e meio, a mulher, que é negra, ainda sente medo.

    Na tarde desta segunda-feira (13/7), ela conversou com a Ponte sob a condição de anonimato por questões de segurança. A vítima conta que no dia das agressões, ela nem sequer foi abordada pelos policiais. O que aconteceu, detalha, foi que um policial estava dando golpes em um cliente e ela tentou intervir.

    Leia também: PM sufoca homem negro até ele desmaiar e lembra ação que matou George Floyd nos EUA

    Os PMs foram acionados pelo som alto em um carro. Chegaram ao local por volta de 15h30, conforme ela conta. A mulher lembra que pediram a chave do carro e o homem se negou a dar, o que irritou os policiais, dando início às agressões.

    “O rapaz já tinha apanhado bastante, estava caído. Pedi para o PM parar, aí o outro me jogou duas vezes na grade do bar”, conta, citando ter recebido três pancadas antes de ter o pescoço pisado. “Fiquei tonta com os golpes, ele me deu uma rasteira. O chute pegou na canela e quebrou minha tíbia. Quando eu disse isso, ele falou ‘quebrou porra nenhuma’ e pisou no meu pescoço”, relata a mulher.

    Sequência mostra PM pisando em mulher e depois apontando arma para moradores | Foto: Reprodução

    Traumatizada, diz não lembrar ao certo quanto tempo o PM permaneceu com a bota apoiada em seu pescoço. “Não foi pouco, não. Colocou todo o peso do corpo. Meu rosto esfregou o asfalto enquanto ele me algemava”, explica. Depois, o agente ainda colocou o joelho em seu pescoço e sua costela quando estava jogada na calçada.

    Após a ação, os PMs levaram a mulher ao Pronto Socorro Balneário São José, também na zona sul de São Paulo. Dali, a encaminharam para o 101º DP (Jardim Imbuias), onde ela passou a noite. Os policiais disseram que ela cometeu desacato, agressão e resistência à prisão.

    A dona do bar passou por cirurgia para colocar uma haste na tíbia. Está com recomendação de ficar por três meses em repouso. “Tenho má circulação, a recuperação é mais lenta”, explica.

    Leia também: PMs são filmados dando golpe de enforcamento em abordagem

    Neste tempo, a mulher conta viver graças à ajuda de familiares e conhecidos por não poder abrir o bar, sua única fonte de sustento. “Toda semana vou no Hospital no Grajaú, fui lá hoje. Está indo devagar, sinto muitas dores. A perna está extremamente inchada”, descreve.

    À Ponte, revela não saber o que esperar da PM. Por ter bar, explicou ser normal conversar com os policiais que patrulham a área e nunca viveu algo similar. “Os policiais sempre souberam conversar, sempre tratei com respeito. Sempre respeitei a farda. Infelizmente, não vejo mais essa farda com bons olhos”, lamenta.

    Pisar no pescoço “é totalmente fora dos limites”

    O tenente-coronel aposentado da PM paulista Diógenes Lucca classifica a ação como “repugnante”. Segundo ele, nada justifica a ação dos policiais, mesmo se as pessoas no bar tivessem reagido à abordagem. “Completamente fora do adequado, das práticas policiais. Uma coisa é usar energia, outra é uma coisa brusca como essa. Não é isso que a polícia prega”, afirma.

    Lucca cita que há regras de passo a passo de uma abordagem e que pisar no pescoço é “totalmente fora dos limites”. “Não podemos ter ações assim. Se acontece uma tragédia dessa arrebenta todo mundo. Os bons policiais ficam envergonhados”, define.

    Segundo o coronel, o treinamento prometido pelo governador João Doria (PSDB), em resposta a casos recorrentes de mortes e violências da PM, é insuficiente para reparar uma cultura.

    Leia também: Por que a polícia se curva ao branco rico de Alphaville e é violenta na periferia

    “Tem que fazer um trabalho amplo, uma mudança cultural e punir severamente quem age fora das normas. Jamais justificar uma ação. [É preciso] parar de ter apenas o discurso de ‘não compactuamos’. Tem que enfrentar o problema”, afirma.

    Por conta dos vídeos da ação, a deputada estadual Erika Hilton (Psol) cobrou respostas por parte do secretário da Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos (PSDB), e ao comandante da PM, coronel Fernando Alencar.

    Segundo ela, o vídeo é a prova de como o racismo institucional do Brasil se reproduz por meio da PM. “Acabamos naturalizando a violência policial como sendo só mais um caso, não um violação de direitos humanos, uma tentativa de homicídio”, relata.

    Erika destaca o fato de as vítimas, de forma recorrente, serem negras. “A PM olha o corpo negro como sendo abjeto. Não constrange de ter essas cenas violentas filmadas, como esse caso e tantos outros”, afirma.

    A deputada defende o debate de raça e dos direitos humanos como forma de mudar esta polícia “genocida”. “Só vamos frear e acabar com a violência policial quando nós tivermos uma corporação que discuta racismo institucional, reconheça o racismo como modus operandi”.

    Outro lado

    A Ponte questionou a PM sobre a ação. Em nota, explicou que os policiais atenderam uma ocorrência de “de desobediência ao isolamento social, devido à Covid-19, e, segundo os populares, em um ‘bar’ que estaria aberto, onde estariam pessoas aglomeradas e consumindo bebidas alcoólicas”.

    Já a SSP-SP explicou que há um inquérito policial militar investigando a ação dos PMs em Parelheiros. A pasta os afastou do serviço de rua, colocando em serviço administrativo (com salários mantidos) durante o decorrer das investigações.

    Construa Ponte!

    “A SSP não compactua com desvios de conduta de seus agentes e apura rigorosamente todas as denúncias”, diz a pasta, citando que desde o último dia 1 “policiais militares de todos os níveis hierárquicos participam programa de treinamento, visando a reforçar os conhecimentos e técnicas da instituição”.

    A reportagem questionou o Ministério Público sobre o que será feito pelo órgão, responsável pelo controle externo das polícias. Segundo o promotor Arthur Lemos, haverá o acompanhamento da investigação na Corregedoria da Polícia Militar por meio da Promotoria Militar.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    4 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] Ela? Uma comerciante, dona de um bar e moradora de Parelheiros, zona sul de São Paulo. Estava trabalhando quando tentou conter um policial que golpeava um de seus clientes, como contou à Ponte Jornalismo.  […]

    trackback

    […] citando os protestos ocorridos após casos de violência policial, entre eles casos de PM pisando no pescoço de uma mulher negra e sufocamento feito por um policial em um homem até ele […]

    trackback

    […] Ela? Uma comerciante, dona de um bar e moradora de Parelheiros, zona sul de São Paulo. Estava trabalhando quando tentou conter um policial que golpeava um de seus clientes, como contou à Ponte Jornalismo. […]

    trackback

    […] exemplo: somente no primeiro semestre de 2020, sob comando do governador João Doria (PSDB), os policiais do estado de São Paulo mataram 498 pessoas, a maior quantidade de homicídios cometida por agentes da segurança pública desde 1996 – […]

    mais lidas