Morte no Habib´s: testemunha muda relato e Justiça arquiva inquérito

    Áudio obtido pela Ponte mostra como motorista mudou sua versão sobre morte de João Victor, 13 anos, arrastado por funcionários da lanchonete em 2017, na zona norte de SP

    Protesto em março de 2017 cobrava justiça por morto de João Victor na unidade em que ele foi morto | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

    Após 1275 dias de investigação, o inquérito policial que investigava a morte de João Victor Souza de Carvalho, 13 anos, morto em frente a unidade da rede de fast-foods Habib’s, na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da cidade São Paulo, foi arquivado nesta segunda-feira (24/8). A decisão foi da juíza Ana Carolina Munhoz de Almeida.

    João foi morto em 26 de fevereiro de 2017 após se envolver em uma confusão com dois seguranças do estabelecimento e as investigações eram conduzidas pelo 28ºDP (Freguesia do Ó), também na zona norte de SP.

    De acordo com as investigação, João Victor pedia dinheiro para clientes da lanchonete, o que teria feito com que um gerente e um supervisor partissem em sua direção. Com um pedaço de pau na mão, o garoto teria sido perseguido pela dupla após bater em um carro parado no estabelecimento. Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que ambos arrastam o garoto e o colocam no chão, já desacordado. À época, os funcionários negavam as agressões.

    Ouça abaixo o áudio da chamada do 190

    Na decisão, a juíza informou que acolhia as ponderações do Ministério Público e determinava, então, o arquivamento do inquérito policial. O arquivamento foi determinado após uma testemunha chave do caso, o motorista de uma linha de ônibus que presenciou a cena e ligou para a Polícia Militar, mudar seu relato.

    Leia também: Após 16 meses, polícia não fechou investigação sobre morte de garoto no Habib’s

    Na ligação feita para a PM, o motorista, que trabalhava no terminal de ônibus de Vila Nova Cachoeirinha, que fica em frente a unidade do Habib’s em que João Victor foi morto, afirma que uma criança estava sendo espancada pelos seguranças, sendo arrastado pela rua.

    “O moleque desmaiou, tá aqui no chão desmaiado de tanto que apanhou dos seguranças”, afirmou o motorista. “Indiferente do que ele tenha feito isso não pode acontecer. Agora o moleque está desmaiado e os dois seguranças olhando. O segurança bateu à beça nele”.

    O motorista afirmou no áudio gravado na ligação que João Victor estava convulsionando e roxo no chão. “Precisa mandar uma ambulância para cá”, afirmava. “Quero ver eles falaram que bateram nele. Ele tá roxo, roxo, e os dois olhando a besteira que fizeram”.

    Leia também: Polícia Civil faz reconstituição do caso João Victor, morto na porta do Habib’s

    Em novo depoimento, dado no 28ºDP em março de 2020, o motorista mudou sua primeira versão. A testemunha afirma que ligou para o Copom, mas, apesar de ter afirmado que viu os seguranças baterem em João Victor, e isso estar gravado anexada ao inquérito policial, “o fez para que efetivamente a polícia fizesse presente no local”.

    O motorista também aponta que viu o momento em que João Victor caiu ao solo, desequilibrado, quando era seguido pelos seguranças, que corriam atrás do adolescente, mas que não viu os seguranças baterem nele.

    Em novo depoimento, motorista nega que viu João Victor ser agredido

    As apurações têm dois laudos já entregues, sendo um do IML (Instituto Médico Legal) e outro do IC (Instituto de Criminalística). Ambos apontaram a causa da morte como parada cardíaca atrelada ao uso de drogas, como lança-perfume, rechaçando uma suposta agressão como fato da morte.

    Em abril de 2017 foi realizada a reconstituição da morte do menino, levando em consideração a versão de duas testemunhas, que alegam ter visto o menino ser agredido pelos dois funcionários, e também a versão dos acusados, de que o menino teria caído logo após correr.

    Leia também: Habib’s ofereceu R$ 100 mil para família abandonar o caso, diz defesa de João Victor

    Para o advogado Francisco Carlos da Silva, que representa Marcelo e a família de João Victor, “a polícia está a trabalho do Habib’s”. “É óbvio, por tudo que aconteceu durante todo esse inquérito policial, que eu acompanho desde o começo, a Polícia Civil está de joelhos perante ao Habib’s”, aponta.

    “Tudo o que nós conseguimos foi judicialmente, como a exumação do corpo do João Victor, a liberação das imagens das câmeras que mostram o menino ser agredido, mas eles só foram lá meses depois, por ordem judicial, e tudo já tinha sido apagado”, lamenta.

    À Ponte, Marcelo Fernandes de Carvalho, pai de João Victor, lamentou o arquivamento. “Eu nunca vi processo arquivado com provas e testemunhas. Tem caso de 20 anos e fica aí. Eu falei para o advogado que eles estavam enrolando, que iam inventar um monte de mentiras, desde o dia que mataram o meu filho”.

    Apoie a Ponte!

    “Agora temos que correr atrás, não deixar ser arquivado, ir na porta do Habib’s. Só quero que os caras que fizeram maldade com meu filho paguem. Se fosse eu, essas horas estaria mofando atrás das grades”, define.

    Outro lado

    Em nota, o Ministério Público informou a Justiça arquivou o inquérito a pedido deles. “À época, testemunhas relataram que o garoto havia se envolvido em uma confusão com funcionários do estabelecimento. O promotor de Justiça apontou que, segundo a perícia, o jovem faleceu em decorrência de problemas de saúde, não em virtude das supostas agressões. Após a realização de diversas diligências investigativas requisitadas, a Promotoria decidiu promover o arquivamento”.

    A reportagem questionou a Secretaria da Segurança Pública e o Tribunal de Justiça de São Paulo, e aguarda retorno.

    Matéria atualizada às 20h do dia 26 de agosto para incluir a fala do pai de João Victor

    Matéria atualizada às 22h40 do dia 27 de agosto para incluir o posicionamento do MP

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] Entre as mais diversas ofensas que a ótima série Watchmen sofreu há quem a chame de “Propaganda Anti Policial“. Dados da policia no mundo todo mostram quem negros sempre são quem mais sofrem com o abuso de autoridade de quem deveria protege-los. No Brasil isso não é diferente e não se pode fechar os olhos para o que acontece em nossas cidades todos os dias. […]

    mais lidas